Manutenção dos pneus

Manutenção dos Pneus (Novos e Remoldados)

A manutenção dos pneus é um dos cuidados mais importantes que se deve ter com o carro. Afinal, circular com pneus gastos ou deformados compromete o desempenho do veículo e a segurança do motorista e do passageiro. Por isso, deve-se ficar atento a uma série de coisas, como limite de segurança (desgaste máximo), rodízios regulares, calibragem, sobrecarga, balanceamento das rodas e alinhamento de direção periodicamente. A seguir relacionamos os principais fatores de manutenção de Pneus, visando mantê-los eficientes e seguros:

1. Limite de Segurança – É o máximo de desgaste que o pneu pode sofrer. Quando os sulcos tiverem profundidade menor que 1,6mm é hora de substituí-lo;
2. Mecânica – Suspensão com folga, amortecedor sobrecarregado, além de eixo, roda e freio danificados causam deformações nos pneus;
3. Alinhamento / Balanceamento – A direção deve ser alinhada e as rodas balanceadas no tempo certo, isto é recomendado entre 5000 e 10000 km. Caso contrário, os pneus podem sofrer perda de tração, estabilidade e desgastes acentuados;
4. Calibragem – No geral, a calibragem é feita com pressão entre 28 e 30 libras. Mas consulte o manual do veículo, pois as montadoras recomendam a medida de pressão a ser utilizada em cada modelo;
5. Rodízio – Deve ser feito no período correto, ou seja, entre 5000 e 10000 km geralmente quando se realiza o Balanceamento das rodas e o alinhamento da direção;
6. Sobrecarga – Tenha cuidado com o peso que carrega no veículo. Exceder o que está indicado no manual do proprietário do veículo pode prejudicar os pneus.

ATENÇÃO – Poucas pessoas sabem, mas a durabilidade de um pneu de carro é de, no máximo, cinco anos. Mesmo que o pneu não tenha atingido a uma determinada kilometragem informada pelo fabricante e ou nunca ter sido usado. A borracha começa a sofrer esfarelamento, além de não agüentar mais temperaturas elevadas. Por isso, deve-se ter atenção, principalmente, com os pneus estepe. Por ser usado poucas vezes, muito gente costuma deixá-lo no veículo por muito mais tempo que o indicado, o que compromete a segurança.

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