Alinhamento

"O comportamento normal esperado de um veículo transitando numa linha reta, num terreno regular, é que não ocorra tendências de desvio da trajetória. O veículo não deve puxar para um dos lados. O alinhamento é especificado pelo fabricante do veículo, melhor dirigibilidade e otimização do grau de esterçamento. Qualquer alteração que ocorra nas especificações de alinhamento, ocasionada por impacto, trepidação, compressão lateral e desgaste dos componentes da suspensão poderá comprometer o bom comportamento do veículo. Ou, ainda, provocar desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem. Os itens envolvidos no alinhamento são: grau de convergência/divergência, cáster e cambagem.

1 - a cada troca de pneus;
2 - quando os pneus apresentarem desgaste excessivo na área do ombro;
3 - quando os pneus apresentarem desgaste em forma de escamas na banda de rodagem;
4 - se um pneu tiver maior desgaste do que o outro;
5 - trepidação das rodas dianteiras;
6 - vibração do carro;
7 - volante duro;
8 - carro tende para os lados quando o motorista solta o volante;
9 - carro desvia e "puxa" para o lado quando os freios são acionados;
10 - a cada 10 mil km (rodízio ou balanceamento);

Fonte: Goodyear"

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